Seja bem-vindo!

Observar a Natureza é viajar pelos caminhos da criação divina; é sublim(e)ação.

Bem-vindo à esta Galeria. Aqui você verá informações sobre um viver mais consciente, além de fotos do blog Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades, em colagens, álbuns, slides e vídeos. Ficarei feliz em ver você também na lista de seguidores deste blog.

20 de jun. de 2013

Artesanato como Terapia e Amor ao Próximo

Amo artesanato, sempre disse isto. No início dos anos noventa criamos aqui em Brasília uma escolinha tendo como base artes e recreação. Conseguimos junto à UNB alunos estagiários que vinham dar aos pequenos aulas de desenho, pintura, teatro e artes de um modo geral, aí incluído artesanato. Entre os cursos tivemos alguns que fascinavam os alunos. As salas de Desenho Animado e Fabricação de Papel Artesanal estavam sempre cheias. Além dos estudantes estagiários tínhamos também a colaboração dos pais, vindos para ensinarem  e - motivante! - aprenderem. Assim, nossos alunos tiveram Origami (arte japonesa em dobraduras de papel - até os menores amavam), tricô, croché, escultura em sabonete e em barro, trabalhos de reciclagem e até mesmo roupinhas de boneca. As aulas, ou grupos, como chamávamos, eram livres, cada um participando daquilo de seu interesse. Funcionavam como uma terapia para todos nós, além de despertarem nas crianças interesses por algo feito por elas mesmas. Para as aulas de recreação, orientávamos nossos professores e estagiários para  pesquisarem sobre as brincadeiras que estavam ficando perdidas no tempo, resgatando brinquedos e cantigas de roda, entre muitas outras. Na verdade, não havia uma grande diferença entre artes e recreação. Para as crianças tudo era brincadeira. Estavam realmente aprendendo brincando.

Esse pequeno preâmbulo foi para contar que recebemos de dois sobrinhos vindos de Santa Catarina um jogo de toalhas bordadas artesanalmente. Ponto cruz. Fiquei encantada pela gentileza, pelas toalhas e pela 'origem' desse trabalho. É feito por artesãs de Rio Negrinhos, donas de casa e trabalhadoras criativas, em um grupo em que cada uma doa algumas horas para confeccionarem peças que serão vendidas em prol de obras filantrópicas.

Artesanato em si já é uma terapia. Quando associado ao amor ao próximo afasta para bem longe todo tipo de estresse, elevando-nos como seres humanos e fazendo-nos perceber que possuímos algo bem maior que apenas um corpo ocupando um espaço físico. Possuímos sentimentos, possuímos uma aura chamada alma, possuímos um coração que pulsa além de nossos próprios interesses.

Sou a favor do artesanato, sei de seus benefícios para quem o faz e lamento que as escolas não estejam abrindo um espaço maior para seu ensino.

Vejam o jogo de toalhas que recebi:




   --------------------

5 de jun. de 2013

Uma Orquídea Florida





Foi em janeiro que ela, minha orquídea, floriu. Acho que é uma Dendrobium. Organizo os nomes das orquídeas que tenho em um fichário. Não sei como aconteceu, mas não a estou identificando. Vou pesquisar para ver se é mesmo uma Dendrobium.

----------

Postagem feita em março de 2009 no blog Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades.

------------------------