Seja bem-vindo!

Observar a Natureza é viajar pelos caminhos da criação divina; é sublim(e)ação.

Bem-vindo à esta Galeria. Aqui você verá informações sobre um viver mais consciente, além de fotos do blog Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades, em colagens, álbuns, slides e vídeos. Ficarei feliz em ver você também na lista de seguidores deste blog.

9 de out. de 2013

Depende de Mim, Depende de Você


Há oito anos troquei meu celular. Última geração. Smartphone com internet, GPS e tudo que havia nos primeiros modelos. Um luxo só. Um luxo ultrapassado no primeiro ano. Se brincar, em alguns meses. Mas o meu lixo, digo, o meu luxo, permanece comigo. Feito para ser descartado logo após a criação de um novo produto, já me deu muita dor de cabeça. Resisto, levo para a autorizada, mesmo pagando 80,00 -oitenta reais! - para o conserto. Compensa? Vamos fazer as contas. Não de quanto meu bolso economizou, mas de quanto 'economizei' para o meio ambiente. Se eu trocasse a cada ano, seriam 8 celulares a mais. Cem pessoas fazendo o mesmo, 800; mil pessoas, 8000 (oito mil!). O número de pessoas no mundo ultrapassa os 7 bilhões e o de celulares já vai além de seis bilhões* (seis bilhões), o Brasil figurando como um dos maiores consumidores. Se 1% - um por cento - de 10 milhões de pessoas resistirem alguns anos, por exemplo, cinco anos, o consumo seria menos, vamos ver, 10 milhões vezes cinco = 50 000 000, é isso mesmo? 

Menos produtos, mais economia de energia, mais economia de matéria prima. Menos poluentes no ar, menor efeito estufa e mais saúde para as pessoas e para nosso meio ambiente.

50 milhões a menos de aparelhinhos se apenas uma pequena parte das pessoas resistissem por cinco anos. Esse número não merece uma pausa para reflexão? Posso ser menos uma pessoa poluindo a torto e a direito o lugar onde habitamos, essa terra já tão sofrida por tantas retiradas.

Retiramos para nosso ego ouro, prata e pedras preciosas; retiramos para nossas construções terra, argila, pedras e madeiras; retiramos para matar - nos matar - chumbo e outros elementos. Bando de selvagens que somos, matamos para comer todos os animais que não andam eretos, esquecendo-nos que fomos iguais a eles, seres em evolução, segundo a teoria de Darwin.

Sim, posso ser mais uma contribuindo para a poluição ambiental, mas tenho a opção de ser menos uma aumentando os lixões. Só depende de mim, só depende de você. 


----------------------

*Não há seis bilhões de pessoas comprando celulares; esse número é porque muitas pessoas têm mais de um aparelho.

--------------------

Foto:  Para ilustrar nosso texto, fiz essa foto só com os 'apetrechos' mais próximos da mão. Não quero nem imaginar o quanto temos em casa. Imagine a montanha que deve ser o 'pouquinho' juntado de todos nós!

Texto por mim publicado no Facebook em 20 de julho deste ano.

-----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: